clear
  • Home
  • Quem é Luiz Costa?
  • Filmes de Casamento
  • Blog
  • Solicitar orçamento
clear
Logo Filmagem de casamento em BH, Destination wedding, Videomaker de casamento
  • Home
  • Quem é Luiz Costa?
  • Filmes de Casamento
  • Blog
  • Solicitar orçamento
Logo Mobile de Filmagem de casamento em BH, Destination wedding, Videomaker de casamento
  • Home
  • Quem é Luiz Costa?
  • Filmes de Casamento
  • Blog
  • Solicitar orçamento

Um pouco do que 2018 me ensinou sobre minha profissão de filmmaker e o mercado de casamentos.

Compartilhe


Quando chega o fim de ano, é comum a gente fazer uma retrospectiva das experiências vivenciadas durante o ano e também já começar a projetar novas metas e objetivos para o próximo ano. Bom, então  posso dizer que 2018 foi um ano de intensas aprendizagens, muitas mudanças e constantes desafios, principalmente para minha vida profissional e para minha atuação no mercado de casamentos.

Em março tive a oportunidade de ficar cerca de 16 dias na Europa trabalhando e conhecer um pouco de Portugal e Espanha. Nessa viagem realizei um dos meus grandes sonhos (além da viagem né rsrs), conheci o Estádio do Real Madrid o Santiago Bernabéu (nas minhas únicas 5 hrs em off) que é um clássico mundial para todo apaixonado por futebol! (Dica: se estiver por lá não deixe de ir). Mas, vale reforçar aqui que engana-se quem pensa que foi uma viagem para diversão, trabalhei TODOS os dias (e muito), porém devo confessar que foram trabalhos muito divertidos de se fazer por causa do choque cultural.

Fiz o pré-wedding de dois casais portugueses, e como faço no Brasil, estendemos o nosso vínculo de cliente x fornecedor para uma amizade, trocamos experiências sobre o mercado de casamento na Europa e no Brasil e pude aprender muito sobre como outra cultura enxerga o conceito geral de casamentos.

O Pré da Ana e do Rui foi feito no distrito de Braga (onde eles são nativos) e em Porto, e dentre os dias que fiquei em Portugal, acho que esse foi um dos dias mais lindos! O céu estava incrível e isso contribuiu muito para a composição do vídeo, inclusive conseguimos até pegar uma praia (não no sentido literal, pois foi no inverno rsrs) e isso contribuiu muito para a construção do filme e a maneira com que a história do casal foi contada.

Já o Pré da Ana e o do Nelson fizemos no distrito de Aveiro, que é considerada uma dos distritos mais lindos de Portugal e também conhecida  por “Veneza Portuguesa“, por causa da suas ilhas fluviais que cercam a cidade e sua arquitetura, e esses elementos ficaram bem marcados no vídeo. A cidade é realmente linda e fazia parte da história do casal, então foi um fechamento perfeito.

Além dos Pre Weddings, também fiz alguns jobs institucionais para uma indústria do ramo de Gellato (ou sorvetes na nossa língua rsrs), um Studio de Cross Fit, uma Barbearia e alguns outros trabalhos, porem  para contar a experiência de produção de cada um desses vídeos terei que produzir um outro texto específico.

Junto com essas oportunidades na Europa, 2018 foi um ano de muitas viagens, a Região do Lagos do Rio de Janeiro já virou minha segunda casa kkk,  e o mais legal e que cada nova gravação lá aprendíamos um pouco mais, e apesar de ser nos mesmos locais, geralmente Cabo Frio ou Arraial do Cabo, tudo sempre é diferente,  e cada casal em sua essência tem algo especial a passar, o que eu acho maravilhoso pois permite cada filme que eu produzo ser único e autêntico!

E para fechar o ano, fizemos nosso último casamento de 2018 e o primeiro casamento da nossa história na praia, em Búzios/RJ e apesar da previsão de chuva, NÃO CHOVEU! Mas tivemos um pequeno contratempo de ventos muito forte, o que nos desafiou na gravação, mas talvez isso seja um toque de emoção pelo ineditismo.

Enfim, tive que resumir muitas coisas para ser mais objetivo, mas queria dizer que o essencial dos aprendizados que tive como filmmaker e como profissional de filmes para casamento, é cada vez mais buscar em cada filme expressar a história de cada casal e é o que difere um trabalho do outro, ou uma empresa de filmes da outra, não é uma tarefa fácil, pois muitas vezes as pessoas já querem seguir um padrão, um modelo, e isso limita muito a potência criativa para o desenvolvimento do filme. Mas apesar da dificuldade, tenho que agradecer a cada casal que acreditou em minha forma de trabalho, que dividiu comigo uma parte da sua história de amor, que me ajudou a construir um filme que expressa-se a história do casal.

Ah, e sobre as projeções para 2019, sinto que estou no caminho certo, lógico buscando aprender e aperfeiçoar sempre, mas com a mesma essência de captar cada história e transformar ela em um filme único.

Posts Relacionados
Conheça os 3 formatos de filmes de casamento da atualidade

Conheça os 3 formatos de filmes de casamento da atualidade

Instagram @luizcostafilmes
imagem Bride Association

Luiz Costa Filmes